O isolamento social trará resultados positivos ao meio ambiente?

Um vírus invisível “transforma” a natureza visível

Por Luísa Osik Lehmann*

Poluição diminui em Wuhan (Crédito: Reprodução/ NASA Earth Observatory/ Joshua Stevens)

Natureza. Vem do latim natura que significa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e do próprio universo”. Contudo, não se pode dizer que essa disposição seguiu seu curso natural, pois, com o passar dos anos, a interferência humana sobre ela só aumentou de forma cada vez mais assídua.

Desde que o ser humano passou a lidar com a exploração de recursos naturais de forma mais intensa, a partir dos séculos XVIII e XIX, não houve um período tão longo sem essas atividades quanto o que estamos vivenciando agora, nesta época de isolamento social. Parece-nos que durante todo este tempo havíamos deixado os animais e o meio ambiente confinados, e agora que fomos obrigados a nos recolher, eles voltaram a tomar protagonismo diante dos nossos olhos.

Existe a discussão de que a quarentena gerou resultados positivos no meio ambiente, como na qualidade da água e do ar. Não só as tão famosas águas dos canais de Veneza, com fotos que viralizaram no começo do mês de abril, mostraram como ficaram mais claras e com vida aquática, mas também a qualidade do ar com a redução nos níveis de dióxido de nitrogênio se viu em Wuhan, na China. Como mostra a imagem acima, a Nasa comparou registros de janeiro e fevereiro de 2019 com o mesmo período em 2020, e a diferença no nível de poluição do ar é evidente.

Ademais, em outras partes do globo, surgem diferentes expressões da natureza, que fora deixada de lado por tanto tempo. Pássaros que antes deixavam de cantar por causa de uma atmosfera barulhenta, agora cantam; noites estreladas e céus azuis, por causa da contaminação do ar, não eram percebidas; praias de águas limpas e com vida aquática, agora sem a poluição costumeira; diferentes flores e plantas crescem normalmente sem serem recolhidas pelas pessoas; gramados com abelhas e borboletas fazem seu papel na atividade do ecossistema sem serem incomodadas; e “animais selvagens urbanos” que eram afugentados, agora têm caminho liberado para passear pelas cidades.

Isso parece ter sido possibilitado diante da desaceleração econômica causada pela propagação do vírus, com o isolamento social em vigor e a diminuição em peso das pessoas passando pelas ruas.

Porém, mesmo com todas essas evidências da diminuição do nosso impacto, ainda existem questionamentos sobre se isso realmente trará um resultado positivo a longo prazo. Segundo cientistas da área, não existe uma certeza sobre isso. Em contrapartida, existem também alguns aspectos que podem gerar um efeito negativo ao meio ambiente, como por exemplo a grande quantidade de lixo hospitalar produzido nos últimos meses. No primeiro epicentro da doença (Wuhan), a quantidade quadruplicou desde então; além disso, o consumo de energia aumentou consideravelmente com as pessoas passando mais tempo em casa. Como o novo coronavírus está chamando todos os holofotes para si, a discussão sobre mudança climática e aquecimento global parece ter se acalmado na agenda principal das organizações.

Além de nos atentar aos hábitos de higiene, essa pandemia servirá para a reflexão sobre nosso impacto no mundo, principalmente sobre os nossos hábitos de consumo em uma organização econômica fadada à exploração contínua da natureza. Que com nossa experiência de isolamento social, aprendamos a respeitar a natureza.

* Aluna do primeiro ano diurno do curso de Relações Internacionais na Universidade Positivo (2020).

Referências

Times of Israel. Pollution levels plummet over China following coronavirus quarantine. https://www.timesofisrael.com/pollution-levels-plummet-over-china-following-coronavirus-quarantine/

AFP. Natureza dá sua resposta para os tempos de quarentena. https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2020/03/30/natureza-da-sua-resposta-para-os-tempos-de-quarentena.html

Viagem e Turismo. Canais de Veneza estão limpos pela primeira vez em anos. https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/canais-de-veneza-estao-limpos-pela-primeira-vez-em-anos/

BBC. Motivos pelos quais pandemia de coronavírus pode não ser boa para o meio ambiente. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52182154

#Covid19 #MeioAmbiente #Sociedade