top of page

Taiwan reúne apoiadores contra a China

Conflito entre China e Taiwan se intensifica após Estados Unidos se envolver no caso e situação passa a alarmar o mundo.


Por Lara Serena de Paula*


Crédito: freepik (editada)


As tensões entre China e Taiwan sempre chamaram atenção no cenário mundial, porém, o aumento dos desentendimentos entre os Estados recentemente alarmou a comunidade internacional. O início da crise se deu em 1954, após os nacionalistas perderem a Guerra Civil Chinesa para os comunistas, momento em que os grupos se afastaram e povoaram a Ilha de Taiwan - préviamente conhecida como China nacionalista - diferenciada da China Continental. Pequim, capital chinesa, nunca reconheceu a independência de Taipé, capital de Taiwan, em um significativo movimento separatista. Em consequência, o temor dos Estados Unidos de que a China comunista invadisse e tomasse a Ilha, consolidando seu poder na Ásia, fez com que assinassem o Tratado de Defesa Mútua entre os Estados Unidos e a República da China com a Ilha, comprometendo se militarmente caso Taiwan fosse atacado pelo continente. Foi dessa forma que, mesmo informalmente, os Estados Unidos mantiveram relações amistosas com Taiwan ao longo das décadas.

O estopim para a discussão atual entre chineses e taiwaneses foi a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à Ilha em agosto de 2022. A partir do ocorrido, o alto governo da China compreendeu a decisão americana como forte ofensa ao seu poder, iniciando seus exercícios militares com munição real nos arredores de Taiwan como forma de demonstração de poder bélico e político para o mundo. Após mísseis serem lançados e drones circularem sobre a costa chinesa, um alto funcionário de segurança de Taiwan - que não quis se identificar - citou a preocupação do governo de Taiwan com as incursões de barcos da milícia ou ataques cibernéticos por parte de Pequim.

Nesse contexto, de forma intuitiva, a autoridade discursou incitando países apoiadores de Taiwan ou contrários à China a demonstrarem maior apoio direto à Ilha. A fonte citou de forma específica os Estados Unidos, que navega pelo estreito de Taiwan, bem como Japão e países da Europa, incitando-os a declarar que um ataque chines não ficaria impune, argumentando que o mercado econômico internacional seria prejudicado por sua dependência direta da produção de semicondutores de energia da Ilha. Atualmente, Taiwan é responsável por dois terços da produção mundial desses semicondutores, utilizados para produção de chips, tendo apenas uma de suas empresas, a TSMC, controlando 84% da confecção no mundo todo. Taipé também detém dois dos maiores portos globais: Kao-hsiung e Taipei. Como consequência, é possível considerar grandes economias como seus parceiros econômicos diretos. Dessa maneira, obtiveram uma balança comercial muito positiva, investindo fortemente em tecnologia e pesquisas, tornando-se um Estado muito rico em capital, conhecimento e indústria bélica.

Desse modo, o discurso de Taipé surtiu efeito externamente. Dias após a fala do porta-voz anônimo, o atual presidente americano, Joe Biden, declarou apoio direto aos taiwaneses, causando grande impacto internacional, já que nenhum ex-presidente norte-americano jamais havia falado tão diretamente de sua preferência pelos separatistas. Essa declaração, mais uma vez, causou desconforto no cenário mundial, imaginando de que forma a China responderia à declaração, já que os Estados Unidos historicamente optava pela ‘ambiguidade estratégica’, mantendo sempre uma mínima neutralidade que não ultrapassa os limites de incitar uma separação ou uma invasão de nenhuma das partes. De todo modo, Pequim foi incisiva em declarar que "todas as medidas necessárias serão tomadas" caso o discurso americano permanecesse, abrindo precedentes para que qualquer ação fatal seja realizada.

*Estudante do sexto período noturno do curso de Relações Internacionais na Universidade Positivo (2022).


Referências

BROWN, David. China and Taiwan: A really simple guide. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-asia-china-59900139 Acesso em: 21/10/2022

CAUTI, Carlo. Como Taiwan se tornou uma potência econômica (e por que hoje é tão importante para o mundo). Disponível em: https://exame.com/mundo/taiwan-potencia-economica-fundamental-china-eua/ Acesso em: 26/10/2022

LEE, Yimou. BLANCHARD, Ben. Bloqueio da China seria ato de guerra, Taiwan não se renderia, diz oficial. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/bloqueio-da-china-seria-ato-de-guerra-taiwan-nao-se-renderia-diz-oficial/ Acesso em: 21/10/2022

LEE, Yimou. BLANCHARD, Ben. Com o aumento de tensões na China, Taiwan promete reforçar poder de combate. Disponível em:

WU, Sarah. LEEDA, Yimou. China debateu internamente atacar ilhas controladas por Taiwan, diz autoridade. Disponível em:





bottom of page